x

Informações Rápidas

O Objetivo itapetininga se preocupa com a qualidade de vida dos seus alunos. Está localizado num ambiente de muito verde que proporciona uma vista encantadora em mais de 23.000 m².

Conheça

Atendemos alunos do Infantil ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3275.8700

Siga-nos também em: Facebook.com/ObjetivoItapetininga

21
02

Muito além do amarelo e preto...

O Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) do Objetivo realizou mais um curso no Parque Ecológico. Durante o evento ministrado pelos meliponicultores Felipe Furtado Frigieri e Antônio Carlos Correa Junior, os participantes tiveram a oportunidade de desvendar a biologia e ecologia das abelhas nativas do Brasil, conhecidas como melíponas, diferente das abelhas africanizadas ( Apis melífera) que são comumente encontradas no nosso país. Diferentemente dessas abelhas amarelas e pretas, as melíponas possuem um ferrão atrofiado sendo assim totalmente inofensiva aos seres humanos, embora algumas espécies enrolem no cabelo ou pelo dos animais que atacam suas colmeias.
Durante o curso, os participantes conheceram algumas espécies que existem no Parque Ecológico, com direito a uma deliciosa degustação do mel produzido pelas espécies jataí, mandaçaia, iraí e mirim-guaçu. Na parte prática cada integrante do curso aprendeu a confeccionar iscas pet para captura de exames na natureza além de transferir a isca pet colonizada para a caixa racional.
No final do evento, todos os participantes compreenderam que o estudo das abelhas nativas pode ser uma excelente ferramenta para educação ambiental das crianças pois as plantas realizam um mutualismo com as abelhas. Sem elas a nossa sobrevivência seria impossível, pois dependemos desse mutualismo para alimentação de todos os animais do planeta, incluindo nós, seres humanos. Simplificando em poucas palavras, sem polinização não há frutos, sem frutos não há sementes, sem sementes não há alimentos.
A equipe de Educação Ambiental do Objetivo agradece a todos os envolvidos no sucesso do evento, dentre eles, o corpo docente, a direção da escola e em especial, os ministrantes do curso que nos incentivaram a "polinizar" mais conhecimento no meio acadêmico, profissional e pessoal. 

Comentários