02
Pau Brasil


Nome científico: Paubrasilia enchinata
Nome popular: Pau-brasil
Características Morfológicas: Pode alcançar de 8 a 12 metros de altura e o tronco, espinhoso, é revestido de casca, que cobre a madeira alaranjada. As pequenas folhas são bipinadas (uma folha para cada lado). A floração é amarela, com tons avermelhados.
Origem: Brasil
Curiosidades
Árvore-símbolo do Brasil. Durante o período colonial sua madeira era uma das principais fontes de renda do País. Atualmente o pau-brasil tem sido mais utilizado em projetos paisagísticos, devido à sua beleza plástica. Essa árvore floresce de setembro a outubro, período em que as cores da bandeira do Brasil ficam mais evidentes na sua estampa. As flores amarelas, levemente perfumadas, fazem um belo contraste com o verde das folhas. É uma planta típica do interior de florestas primárias densas e prefere os terrenos secos. Tanto que é inexistente em cordilheiras marítimas. O pau-brasil é uma árvore leguminosa não comestível, que dá vagens recobertas por uma casca grossa e espinhosa, de cor verde-amarronzada. A madeira, que já foi muito utilizada na construção civil e naval, hoje é basicamente empregada na construção de arcos de violino. Do lenho também é possível extrair a "brasileína", um tipo de corante, usado na tintura de roupas.
Fonte:
Disponível em : <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/flora/noticia/2015/03/pau-brasil.html > Acesso em 19 de fevereiro 2018
Pesquisa realizada pela aluna Heloisa Nunes Gomes