12 de dezembro de 2022

Ensino Integral: conheça as vantagens de ficar mais tempo na escola

À medida que o mundo evolui e, consequentemente, a educação se renova, aprendemos que para ensinar com qualidade e preparar alunos para a vida, precisamos ultrapassar as barreiras da sala de aula.

Para complementar a formação dos estudantes com atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o futuro, além de melhorar seu desenvolvimento acadêmico, existe o Ensino Integral.

Ao passar mais tempo no ambiente escolar, o estudante explora diversos âmbitos do conhecimento e se prepara para a convivência em sociedade, usufruindo de vantagens importantes que apresentaremos para você ao longo deste texto. Continue a leitura para saber mais!

O que é Ensino Integral?

O ensino integral tem como objetivo principal o desenvolvimento global dos estudantes e, por investir na formação humana como complemento ao desenvolvimento intelectual e acadêmico, aumenta a quantidade de horas que o estudante passa na escola.

Mas, diferentemente do que muitas pessoas podem imaginar, isso não significa que o aluno passará o dia todo sentado dentro de uma sala de aula.

Afinal, no integral, a jornada escolar é dividida em dois turnos: no primeiro são abordados os componentes curriculares considerados “tradicionais” e previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outras diretrizes educacionais, como Língua Portuguesa, Matemática e História, por exemplo. No segundo estão as atividades complementares que podem envolver o estudo de uma língua estrangeira, aulas de música ou teatro, competências socioemocionais e muito mais.

A combinação desses dois pilares resulta em um grande estímulo para o desenvolvimento amplo e completo do estudante. Mais do que uma formação acadêmica, ele desenvolve habilidades sociais, culturais e emocionais que podem transformá-lo em um cidadão humano, ativo e crítico para a sociedade.

Quais são os benefícios do Ensino Integral?

No Ensino Integral, a escola tem mais tempo com os alunos para desempenhar um papel que vai além de ensinar conteúdos acadêmicos e, a partir do seu desempenho, distribuir notas.

Com a possibilidade de dois turnos, torna-se ainda mais viável que o ambiente escolar colabore no desenvolvimento social, cultural, físico e emocional das crianças e adolescentes, sendo muito mais significativo para a formação dos indivíduos.

Hoje, você vai conferir algumas vantagens do Ensino Integral para que compreenda como esse tempinho a mais dentro da escola pode ser benéfico para os alunos. Vamos lá?

1. Os alunos de desenvolvem em todas as áreas

No Ensino Integral, os estudantes participam de atividades complementares que os estimulam de diferentes formas, incentivam habilidades e competências que contribuem para o seu desenvolvimento acadêmico, claro, mas também para o intelectual, físico, cultural, social e emocional.

Além disso, esse tempo extra dá mais oportunidades para que os docentes incluam projetos interdisciplinares no planejamento escolar, que contribuem para a formação de jovens críticos e criativos, que estão preparados não apenas para os exames vestibulares, mas também para colaborar com a sociedade.

2. Melhora no desempenho acadêmico

Um Ensino Integral bem estruturado tem como prioridade um bom desempenho dos alunos em suas propostas pedagógicas. Isso quer dizer que, além de participar de atividades extracurriculares, esse tempo “a mais” dentro da escola permite que os estudantes recebam um acompanhamento mais próximo e adequado e, através de eletivas, por exemplo, se desenvolvam em áreas que têm mais dificuldade.

Tudo isso, quando combinado à uma rotina com diferentes atividades, estimula a autonomia e a organização e resulta em um aumento no rendimento acadêmico dos estudantes.

3. O tempo é utilizado com qualidade

Durante o período em que as crianças e adolescentes ficam na escola, usufruindo dos benefícios do Ensino Integral, a tecnologia é utilizada como suporte educacional. Mas, sabemos que com o amplo alcance das telas, elas poderiam facilmente dominar o dia a dia dos estudantes e prejudicar seu desenvolvimento se eles não estivessem aproveitando seu tempo com qualidade no ambiente escolar.

Além disso, as atividades são planejadas para que os alunos explorem ao ar livre, tenham contato com a natureza, exerçam a sociabilidade e pratiquem atividades físicas. Tudo isso, claro, contribui para que seu tempo seja melhor investido.

4. Os pais se sentem mais tranquilos

É comum que pais, mães e familiares tenham que trabalhar o dia todo e, diante dessa necessidade, saber que os filhos estarão em segurança e tendo seu desenvolvimento estimulado em período integral na escola, dentro de um ambiente acolhedor e saudável, é motivo de tranquilidade.

Apesar disso, é importante compreender que o Ensino Integral não substitui o contato e o cuidado familiar e não tem função assistencial. Ainda que as crianças e adolescentes fiquem mais tempo na escola, ambos os turnos são focados essencialmente no seu desenvolvimento, seja no universo acadêmico ou em outras esferas.

O Ensino Integral do Objetivo Itapetininga

No Objetivo Itapetininga, o aprendizado não se limita ao currículo tradicional e à vivência em sala de aula. Nós ultrapassamos os limites para que o aluno tenha a oportunidade de viver experiências enriquecedoras que ampliam sua visão de mundo em diversas áreas do conhecimento.

No Ensino Integral, que é oferecido tanto no período da manhã quanto da tarde para as turmas da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças participam de atividades extracurriculares para a prática da autonomia, do convívio social e melhora do rendimento escolar, e têm mais tempo para o lazer, cultura e prática de atividades físicas.

Para saber todos os detalhes do Ensino Integral do Objetivo Itapetininga e, inclusive, consultar valores, converse com a nossa Coordenação:

?? (15) 3275.8700

? (15) 99619.5410

? objetivoitape@objetivoitape.com.br