27 de janeiro de 2023

Volta às aulas: dicas para organizar a rotina

É hora de reorganizar a rotina e preparar tudo que for necessário para que essa transição entre as férias e a rotina escolar seja o mais tranquila e prazerosa possível.

Hoje, trouxemos algumas dicas para facilitar essa adaptação. Olha só:

1. Ajuste de horários

Durante as férias, é normal que os pais ou responsáveis abram mão da rigidez de horários e permitam que os filhos durmam mais tarde e, consequentemente, passem mais tempo na cama pela manhã.

Mas, para que essa leveza das férias não se torne um problema na volta às aulas, o ideal é que as crianças e adolescentes retomem a rotina de horários alguns dias antes do retorno à escola.

Acordar em um horário previamente estipulado permite que eles possam se arrumar, organizar seus materiais e se alimentar com calma, e tudo isso é essencial para uma rotina saudável.

2. Organize o material escolar com antecedência

Preparar e organizar o material escolar e o uniforme dos alunos são partes importantes da volta às aulas e, incluir as crianças e adolescentes nesse processo, pode ser uma ótima forma de incentivá-lo a um retorno prazeroso.

Aproveite esse tempo com seu filho para lembrá-lo dos pontos positivos de voltar à escola, como reencontrar os amigos e professores, aprender muito e, inclusive, usar os materiais novos que estão organizando.

Esse tipo de momento colabora para acalmar a ansiedade e estimular a curiosidade e a vontade de retornar.

3. Coloque a participação na vida escolar do seu filho como uma prioridade

Durante esse período de volta às aulas, não são apenas os filhos que precisam se adaptar. É importante que os pais conheçam e executem seu papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

Além de ficar por dentro do calendário escolar que disponibilizamos mensalmente aqui no site do Objetivo Itapetininga, você pode contribuir com o desempenho acadêmico do seu filho conferindo as lições de casa, ajudando nas tarefas, participando das reuniões e eventos da escola e, principalmente, conversando com ele sobre seu dia a dia.

Saber como é o relacionamento do seu filho com os demais alunos, conhecer as atividades que ele realiza dentro da escola e, inclusive, identificar possíveis dificuldades, são boas formas de estreitar o relacionamento entre os pais e as crianças ou adolescentes e colaborar com o seu desenvolvimento.

Pequenas ações podem fazer toda a diferença para que seu filho tenha uma boa volta às aulas e esteja pronto para estudar, aprender e se desenvolver ainda mais. Lembre-se: a experiência escolar é valiosa!

Se ficou alguma dúvida sobre a volta às aulas ou você precisa de alguma informação extra que não consta no calendário escolar, entre em contato conosco:

contato@objetivoitape.com.br

(15) 3275-8700

(15) 99620-0328