4 de julho de 2022

Chromebook: o dispositivo tecnológico aliado da educação

O uso do Chromebook nas escolas é uma tendência em pleno crescimento, já que o dispositivo se tornou um importante colaborador da transformação digital na educação.  

Incluído no planejamento dos professores e utilizado como recurso para facilitar a aprendizagem, a máquina deixa de ser apenas um computador e se torna uma plataforma de ensino que possibilita o aprofundamento dos estudos por meio de pesquisas, facilita a apresentação de trabalhos e torna as aulas muito mais interativas.  

E se engana quem pensa que só os alunos são beneficiados com a implementação do dispositivo. Os professores também ganham novas possibilidades de abordagens e métodos de ensino, além de ter a turma munida com um dispositivo leve, eficiente e seguro. 

Hoje, vamos te contar como o Chromebook pode ter um papel relevante nas escolas a partir de suas principais vantagens. Continue conosco!   

O que é um Chromebook?  

Os Chromebooks são notebooks que utilizam o sistema operacional do Google, chamado de Chrome OS, que é bem mais leve que os demais sistemas operacionais disponíveis no mercado, fato que caracteriza um importante diferencial do dispositivo, principalmente para uso escolar.  

Justamente por ser um computador Google, o Chromebook tem uma grande vantagem: a facilidade e a qualidade na conexão com qualquer programa do ecossistema da multinacional de serviços on-line e software dos Estados Unidos. 

Mas os pontos fortes não acabam por aí! O sistema operacional do dispositivo possui uma estrutura de computação em nuvem. Então, como todos os arquivos do usuário estão salvos no cloud, é possível acessá-los de qualquer Chromebook que esteja conectado à internet.  

As vantagens do Chromebook para o ambiente escolar

O Chromebook pode ser utilizado para diversas tarefas, desde realizar pesquisas na internet até assistir filmes, por exemplo. Essas funções, extremamente úteis em sala de aula, ficam restritas ao navegador do Google, o Chrome, ou a apps baixados direto na Play Store, loja de aplicativos que também está disponível no dispositivo.  

Ainda que pareça que ter um computador à disposição em sala de aula não seja uma boa ideia, porque pode dispersar facilmente os alunos, é importante lembrar que o Chromebook é um dispositivo criado com recursos que favorecem especialmente o ambiente escolar.  

Vamos conferir suas vantagens e entender como esse notebook dominou rapidamente o mercado educacional nos Estados Unidos e, agora, chega para colaborar no processo de aprendizagem nas escolas que investem em educação aliada à tecnologia aqui no Brasil.

Alunos do Ensino Médio do Objetivo Itapetininga utilizando o Chromebook em sala de aula.
  1. Leve, portátil e com boa duração de bateria 

Na hora de comprar um computador, se você opta por um notebook no lugar de um modelo para desktop, quer dizer que precisa transportá-lo, certo? E esse é um ponto muito positivo do Chromebook. Ele é extremamente portátil, ocupa pouquíssimo espaço na mochila do estudante e ainda pode ser considerado leve quando comparado com outras máquinas.

Seguindo na linha de facilidade de transporte e uso, saiba que é possível navegar no Chromebook de forma simples, mesmo sem um mouse conectado. Além disso, a bateria dura cerca de 10 horas para que você não fique dependente de uma tomada. 

  1. É seguro

O Chromebook é um dispositivo seguro e, para as escolas, esse é um grande benefício.  

A máquina é atualizada automaticamente a cada seis semanas para que nenhum software fique obsoleto, travado ou com a usabilidade prejudicada por falta de updates. Estar com tudo em dia colabora muito para evitar a entrada de vírus no computador. 

  1. Fácil de usar 

O Chromebook, bem como as demais ferramentas do Google, é intuitivo e fácil de aprender a usar. Isso colabora muito no processo de adaptação à tecnologia, tanto para os alunos quanto para os professores. 

O dispositivo ainda otimiza a adequação aos novos métodos de ensino e avaliação exigidos pelas mudanças no mundo e na área pedagógica, tornando-se uma ótima opção para as escolas. 

  1. Deixa os alunos mais interessados 

O uso da tecnologia nas escolas, especialmente por meio do Chromebook, aumenta o engajamento dos alunos. Afinal, os professores podem preparar aulas interativas, compartilhar apresentações com a turma, incluir jogos no planejamento para reforçar o conteúdo abordado, além de elaborar tarefas que os mantenham conectados e estudando mesmo fora da sala.  

  1. Uso em modo bloqueado é uma opção

Para evitar distrações e aumentar o foco dos alunos durante a aula, é possível colocar o Chromebook no “modo bloqueado”, que nada mais é do que a interrupção da conexão com a internet.  

A equipe de TI da escola, por exemplo, pode habilitar esse modo à distância e desativá-lo quando a aula acabar. 

  1. Incentiva o exercício da responsabilidade 

Ter um Chromebook à disposição dos alunos em qualquer momento do dia facilita o planejamento das aulas que é feito pelo corpo docente. Afinal, o dispositivo tecnológico se torna um importante recurso de aprendizagem se a intencionalidade pedagógica for bem aplicada.  

Por outro lado, a presença da máquina exige dos estudantes uma postura muito mais ativa, participativa e responsável, que só pode ser alcançada com um diálogo bem estabelecido entre eles e seu professor.  

Vale lembrar que a tecnologia por si só não é instrumento de ensino. Mas, a depender do planejamento e condução das aulas, pode ser um grande diferencial na passagem e aquisição do conhecimento. 

O Chromebook integra e dá suporte ao aluno 

No Objetivo Itapetininga, os Chromebooks são utilizados pelos alunos matriculados a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.  

Os dispositivos, com seus recursos de acessibilidade prontos para uso, são explorados para propiciar experiências inovadoras e permitir que os estudantes pesquisem além do que já foi visto e ouvido em sala de aula.

Os alunos realizam pesquisas de conteúdos complementares.

A inovação é um dos pilares da escola e, no início de 2022, nossos alunos receberam um Chromebook para que a tecnologia possa auxiliar na sua rotina de estudos. Seja na sala de aula ou em casa, a ferramenta facilita muito a busca por novos conteúdos e a realização de pesquisas para aprofundar o conhecimento já adquirido. 

Sem dúvidas, temos turmas ainda mais conectadas e interessadas no processo de aprendizagem.