15 de setembro de 2023

Olimpíada Mandacaru de Matemática: sucesso em nível nacional

Neste ano, os alunos do Objetivo Itapetininga participaram da Olimpíada Mandacaru de Matemática, uma avaliação nacional que teve participação de mais de 133 mil estudantes de várias regiões do país.

Nossa escola inscreveu 20 alunos nessa Olimpíada do Conhecimento, distribuídos igualmente em número entre os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados foram expressivos!

Nossos estudantes receberam 15 premiações, sendo que 9 medalhas foram para alunos do Ensino Médio e 6 para alunos do Ensino Fundamental, com classificação distribuída entre ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Nesta olimpíada nacional, com tantos inscritos, o Objetivo Itapetininga teve um resultado impressionante e a prova disso foi o troféu “Professor Arretado”. A escola, por meio do nosso querido professor de matemática, Valter Junior, foi uma das 10 inscritas na competição a receber essa premiação, que é destinada aos docentes com o maior número de alunos medalhistas.

Olimpíada Mandacaru de Matemática

A Olimpíada Mandacaru de Matemática, reconhecida como a 3ª maior olimpíada de matemática do Brasil, é uma competição destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, tanto para escolas públicas quanto privadas. Não é à toa que, apenas em 2023, foram mais de 133 mil estudantes inscritos.

Essa Olimpíada do Conhecimento tem como objetivo principal estimular e promover o estudo da matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, valorizando alunos, professores e a cultura nordestina.

Preparação para as Olimpíadas do Conhecimento

Durante as aulas de matemática, previstas na Formação Geral Básica de cada fase de ensino, os alunos do Objetivo Itapetininga não são apenas receptores passivos do conhecimento. Por meio de dinâmicas, desafios e propostas inovadoras, com Metodologias Ativas, nossos estudantes são estimulados por situações reais que podem ser solucionadas com a aplicação da matemática.

Assim, promovemos um aprendizado verdadeiramente significativo, que vai além de alunos que sabem aplicar fórmulas e executar cálculos. Eles têm capacidade de utilizar o estudo matemático para solucionar desafios complexos.

Para que possam ir além, também estimulamos os nossos alunos em um grupo de estudos chamado “Missão Olimpíadas”. Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio participam dessa atividade que está diretamente relacionada à nossa alta taxa de sucesso em Olimpíadas do Conhecimento.

Com a coordenação do nosso dedicado professor de matemática, Valter Junior, a Missão Olimpíadas oferece o treinamento necessário para que os alunos sejam bem-sucedidos nessas competições.

Semanalmente, os estudantes participantes das Olimpíadas do Conhecimento têm um encontro dedicado exclusivamente aos treinos e preparações para os desafios, não apenas do ponto de vista técnico, mas também em relação às competências socioemocionais.

Nossos resultados

Nossos expressivos resultados em Olimpíadas do Conhecimento, tais como as 15 premiações na Olimpíada Mandacaru de Matemática, além do troféu “Professor Arretado”, são a prova de que as sementes plantadas na Missão Olimpíada já geraram belos frutos.

Mais do que trazer orgulho para a escola e conquistas importantes para a vida acadêmica dos nossos alunos, esse tipo de competição é a confirmação de que nosso processo de ensino-aprendizagem é efetivo e prepara os alunos para transformar seu conhecimento em vivências.

O mérito é dos estudantes, que se empenharam e mostraram o valor do conhecimento, assim como do professor Valter Junior, que contagiou os alunos, tanto durante as aulas de matemática, quanto na importantíssima Missão Olimpíadas. Além disso, precisamos destacar o papel fundamental da coordenação, que oferece suporte durante todo o processo de preparação dos estudantes e do corpo docente, e do Objetivo Itapetininga, que segue comprometido em sua missão de preparar seus alunos para a vida.

Confira abaixo a lista completa de estudantes do Objetivo Itapetininga que foram premiados na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2023:

ClassificaçãoNome do alunoTurma
OuroAlexandre Drezza Menezes8º ano A
PrataIsadora Moraes Rolim1ª série B
PrataLucas Amaral Jensen1ª série B
PrataPaulo Henrique Diogo Mendonça6º ano B
BronzeBreno Campos Rolim da Silva3ª série
BronzeGabrielle Isabelle Correa de Camargo3ª série
BronzeIsabela Leite Sobral1ª série B
BronzeLetícia Válio Scotto1ª série A
BronzeLívia Castello Branco Ayres Nalesso1ª série A
BronzeLuiz Gustavo da Silva Germano3ª série
BronzeMatheus Fonseca Ferreira9º ano B
BronzePedro Ferreira Miranda1ª série A
Menção honrosaJuliana Riberto Dias9º ano A
Menção honrosaLarissa Ribeiro Passarelli9º ano A
Menção honrosaLuiz Gustavo Santos Wada9º ano A