Chromebook: o dispositivo tecnológico aliado da educação
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4 de julho de 2022
LEIA MAISAcredite, aprender brincando não desvaloriza o processo de ensino e muito menos diminui a sua seriedade. É, na verdade, uma boa prática para tornar a aquisição de conhecimento mais fácil e leve.
O ato de brincar deve fazer parte da infância e, por isso, utilizá-lo como forma de ensinar colabora para que a criança desenvolva inúmeras habilidades que são essenciais para um crescimento saudável.
Continue a leitura para saber a importância da ação de brincar para o pleno desenvolvimento das crianças e como ela potencializa o processo de ensino-aprendizagem. Aproveite para descobrir que, se a intenção é estimular o aprendizado, as atividades lúdicas podem e devem entrar na brincadeira!
Brincar é tão fundamental para o desenvolvimento das crianças que se tornou um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1959: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito.”
O Brasil, por sua vez, acompanhou essa convenção. O direito de brincar também está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Brincar é uma parte essencial da infância. Além de ser divertido para as crianças, uma abordagem lúdica em atividades diárias contribui para o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento delas nos âmbitos cognitivo, psicológico, social e afetivo.
Além disso, as brincadeiras estimulam a socialização e a imaginação e dão à criança a oportunidade de se expressar de uma forma diferente, permitindo que ela externalize sensações, pensamentos, dificuldades e até angústias.
Brincar também envolve a experimentação e esse é um dos motivos do estímulo ao desenvolvimento. Durante as atividades lúdicas, a criança testa o mundo ao seu redor, entende as possibilidades, compreende as relações sociais e cria sua própria autonomia de ações e emoções.
A brincadeira pode ser vista como lazer, claro, mas ela não é só isso. Através dos jogos, por exemplo, os pequenos aprendem sobre regras, desenvolvem habilidades físicas e motoras e compreendem o processo de ganhar e perder.
Quando as atividades são realizadas em grupo, também há vários benefícios. É o momento de aprender sobre a importância da partilha e da cooperação, mas também de desenvolver habilidades de liderança.
Brincar com outras crianças é ótimo para que elas comuniquem seus sentimentos, tanto nas circunstâncias favoráveis quanto naquelas mais desafiadoras.
Os pais e responsáveis precisam compreender a importância das brincadeiras na rotina das crianças, inclusive reservando tempo e espaço específicos para isso. Se esse tipo de dinâmica não funcionar no dia a dia familiar, é importante que haja flexibilidade nas tarefas diárias para que a ação de brincar seja incluída sempre.
Na infância, os aspectos cognitivo, motor e afetivo são essenciais e precisam receber uma atenção especial, uma vez que o cérebro humano se desenvolve muito nos primeiros anos de vida, absorvendo tudo que está a sua volta, principalmente os estímulos que recebe.
As atividades lúdicas, então, são uma forma de impulsionar as crianças para o desenvolvimento de habilidades importantes como a imitação, memória, atenção e até imaginação.
Vivemos tempos em que a área cognitiva das crianças é hiper estimulada pela exposição tecnológica e, por isso, é ainda mais importante investir nas brincadeiras significativas que auxiliam nos âmbitos motor e afetivo. Com um equilíbrio nas atividades que elas participam, diminuímos os riscos de déficits e estimulamos um amplo e saudável desenvolvimento.
Além disso, através das brincadeiras a criança encontra novas formas de aprender e encara o processo de ensino-aprendizagem como algo muito mais atrativo. É por isso que brincar não só melhora o rendimento escolar dos alunos, como também facilita a aquisição de conhecimento, eleva a qualidade da comunicação e facilita a criação de habilidades socioemocionais.
Nas aulas da Educação Infantil, a ação de brincar, bem como suas interações, está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que define o que deve ser ensinado em cada fase da vida escolar.
No Objetivo Itapetininga, nós sabemos o papel essencial das brincadeiras e, por isso, elas fazem parte do nosso projeto pedagógico. Assim, formamos alunos cada vez mais criativos, capazes de explorar o mundo e de se relacionarem de forma positiva.
Além das atividades lúdicas realizadas em sala de aula, também incluímos na rotina dos alunos as brincadeiras ao ar livre para usufruirmos da ampla estrutura que nossa escola tem para oferecer. É assim que incentivamos o desenvolvimento motor das crianças, além do contato direto com a natureza.
Por aqui, acreditamos que aprender brincando não é só possível, é essencial! Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social do seu filho(a).
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