20 de setembro de 2022

Os benefícios da Educação Ambiental para a vida dos estudantes

A Educação Ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente sobre sua responsabilidade em relação às questões ambientais. Afinal, é a partir da adoção de práticas sustentáveis, da preservação de reservas naturais e do combate à poluição que garantimos um futuro limpo e saudável para as próximas gerações.

Continue a leitura para entender o que é a Educação Ambiental, quais são suas propostas, o papel da escola nessa importante missão e como o Objetivo Itapetininga investe em estrutura, recursos e atividades para formar alunos que se preocupam com as causas ambientais.

O que é Educação Ambiental?

A Educação Ambiental é uma área do ensino que tem como objetivo principal conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais e como combatê-los ou, no melhor dos cenários, evitá-los. É um componente curricular que reforça a importância de preservar as reservas naturais e não poluir o meio ambiente.

É normal que o nome “Educação Ambiental” nos faça pensar imediatamente em preservação ambiental, mas as aulas com essa abordagem devem ir muito além. É preciso apresentar aos estudantes modelos de desenvolvimento positivos, que utilizem soluções limpas e sustentáveis, e ainda abordar os aspectos políticos, econômicos, sociais e éticos que circundam a questão ambiental.

Nas escolas, a Educação Ambiental é um recurso primordial para criar uma conexão entre os alunos e a natureza. É a partir desse vínculo que se formam cidadãos que percebem e entendem as temáticas que impactam o meio ambiente e que também são capazes de tomar decisões que priorizem a preservação da natureza e as práticas sustentáveis.

Inclusive, com a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, o Brasil ganhou importantes diretrizes para o ensino de práticas sustentáveis, principalmente em relação aos seguintes tópicos que estão previstos nela:

  • O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações;
  • A garantia de democratização das informações ambientais;
  • O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
  • O incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente.

Diante disso, é possível compreender a importância da Educação Ambiental em todas as escolas, para todos os estudantes, desde a Educação Infantil. É justamente sobre esse assunto que vamos falar agora!

Qual é a importância da Educação Ambiental?

O primeiro fato que torna a Educação Ambiental imprescindível nas escolas é que estamos falando de uma importante forma de adquirir conhecimento. A partir dela, os alunos aprendem que o meio ambiente é tudo que nos cerca e que podemos cuidar dele com a mudança de pequenas atitudes.

Mais do que apontar os caminhos para o desenvolvimento sustentável, esse componente curricular nos ajuda a repensar os erros cometidos no passado e a educar os cidadãos para que pensem em como a produção, consumo e modo de vida que temos hoje impactam o ambiente.

Com o desenvolvimento dessa consciência, criam-se hábitos que colaboraram com a preservação ambiental, como ter mais atenção ao consumir diversos bens, pensar no processo de produção dos alimentos e como tudo isso impacta o ambiente e os seres vivos que estão ali.

Esse senso de responsabilidade, quando bem desenvolvido, faz com que cada um de nós consiga perceber a importância de suas atitudes dentro de um contexto global, além de entender o que precisa mudar nos âmbitos de produção, consumo e políticas públicas para que o meio ambiente seja bem cuidado.

Qual é o papel da escola na Educação Ambiental?

Nas instituições de ensino, a Educação Ambiental pode ser adotada com caráter interdisciplinar. Na prática, isso quer dizer que é preciso pensar as questões ambientais não apenas no campo das ciências biológicas ou da tecnologia, mas colocá-la dentro do dia a dia dos alunos em todas as áreas do conhecimento.

Afinal, melhorar a forma como cuidamos do planeta não é uma atividade individual. Precisamos que o governo, as diversas instituições que o cercam e, claro, a sociedade, esteja engajada em realizar uma transformação para um planeta mais saudável.

No Objetivo Itapetininga, a Educação Ambiental faz parte da rotina escolar dos alunos desde a Educação Infantil. Com as crianças, trabalhamos o tema de forma lúdica e em atividades interdisciplinares, para que elas consigam compreender o mundo e tudo que faz parte do meio ambiente. No Parque Ecológico, por exemplo, as crianças participam do plantio de mudas, enquanto na sala de aula aprendem sobre reciclagem.

Ainda na infância, incentivamos para que nossos alunos se tornem cidadãos ativos em relação às questões ambientais, que sabem respeitar a natureza e conhecem suas responsabilidades para a preservação dos seus recursos.

Já quando o assunto são os adolescentes, a abordagem muda, ainda que tenha os mesmos intuitos. Com os mais velhos, nós relacionamos as questões ambientais com problemas do cotidiano, buscando temas atrativos para que eles se conectem ao assunto.

Além disso, já de olho no vestibular, discutimos temas globais de extrema importância, como as mudanças climáticas, a preservação de reservas naturais, o uso racional dos recursos e o consumo consciente, sempre levando em consideração os impactos econômicos, sociais e ambientais de cada um desses tópicos.

Trabalhamos com a certeza de que nossos alunos de hoje são os profissionais de amanhã. Por isso, investimos em Educação Ambiental para que cada vez mais cidadãos conscientes e responsáveis estejam à frente de grandes corporações e possam tomar decisões que tragam impactos positivos para o meio ambiente.

O Objetivo Itapetininga utiliza seu amplo espaço ao ar livre para promover atividades que impulsionam o desenvolvimento dos seus alunos e estimulam a consciência ambiental, mostrando, na prática, como a preservação da natureza é fundamental para garantirmos uma boa vida para a nossa geração e as que vêm a seguir.