4 de julho de 2022

Robótica educacional: o ensino aliado à tecnologia

À medida que a tecnologia foi incorporada na maioria das atividades que exercemos no nosso dia a dia, surgiu a necessidade que ela também fosse utilizada na educação. Afinal, as crianças e adolescentes já tinham contato com diversos equipamentos e trazê-los para a sala de aula seria uma forma de contribuir para o seu aprendizado.  

Nesse momento de transformações, a robótica educacional aparece como uma oportunidade de relacionar ensino e tecnologia como um fator transformador do processo de aprendizagem, já que torna as aulas mais atrativas, é uma atividade multidisciplinar e ainda desperta os alunos para o campo científico.  

É importante dizer que a tecnologia por si só não tem função educativa, mas é um ótimo recurso facilitador para que a aprendizagem aconteça de modo ativo, dando autonomia e estimulando os estudantes.  

Durante as aulas de robótica, o aluno é envolvido em tarefas que apresentam um problema do cotidiano que precisa ser resolvido por um dispositivo tecnológico, que é o robô que ele mesmo irá planejar, montar e programar.  

Agora, vamos conhecer todos os detalhes da robótica educacional e os inúmeros benefícios que ela traz para o universo do ensino. Continue a leitura!

Laboratório de Robótica do Objetivo Itapetininga.

O que é a robótica educacional? 

A robótica educacional é um método de aprendizagem que incentiva o estudante nas áreas de pesquisa e construção de máquinas como resultado dos conhecimentos adquiridos.  

Durante as aulas, os alunos manipulam kits prontos específicos de robótica para planejar, montar e programar cada robô. Afinal, é essencial que o dispositivo seja capaz de receber comandos para executar as tarefas que foram definidas para ele.  

É nesse processo de construção que os estudantes conseguem compreender qual é o papel e a importância de cada componente, desde os motores, até os sensores, mecanismos de movimento e as partes elétrica e eletrônica.

Como ela pode transformar o processo de aprendizagem?  

Na pesquisa realizada para o planejamento de cada projeto, entende-se como a robótica educacional é, de fato, uma atividade multidisciplinar. Ela pode abordar o campo das linguagens, arte, temas sociais e até ambientais. 

Isso acontece porque cada robô desenvolvido pelos alunos precisa cumprir uma tarefa e, dentro do processo de ensino, ela está relacionada com algum tema desenvolvido em sala de aula. O objetivo é sempre fazer com que os estudantes encontrem soluções para problemas que podem ter ligação com qualquer matéria. 

Mas, como você deve estar imaginando, ainda que o conhecimento seja direcionado para diversas áreas, o setor de exatas ganha destaque. Estamos falando do aprofundamento do ensino de matemática, física, elétrica, eletrônica, mecânica e, claro, programação.  

Com todas essas frentes de atuação, fica fácil entender o quanto a robótica pode contribuir para revolucionar a aprendizagem, principalmente porque tem a tecnologia como sua aliada. Então, vamos conferir suas principais vantagens:

Educação aliada à tecnologia no Objetivo Itapetininga.
  1. Desenvolvimento do raciocínio

O raciocínio e o pensamento lógico são aprimorados com o uso e, por isso, a abordagem prática da robótica educacional funciona como um grande estímulo para seu desenvolvimento.  

  1. Exercício da criatividade 

Conhecemos pessoas extremamente criativas, mas é importante lembrar que esse não é um dom natural. Pelo contrário, há formas de treinar o cérebro para que o exercício de criar seja cada vez mais fluido.  

Um dos primeiros passos para estimular a criatividade é aumentar o seu repertório e isso pode ser feito a partir de novas experiências que mostram à nossa mente a possibilidade de formar conexões diferentes e fora do comum.  

O planejamento e a montagem dos robôs proporcionam esses momentos de descobertas e vivência de novas situações que exigem o pensamento criativo para encontrar soluções eficientes.   

  1. Alunos interessados em aprender 

A robótica educacional torna o processo de aprendizagem mais atrativo, já que foge do padrão de uma sala de aula com estudantes sentados em silêncio por muito tempo. Afinal, durante a atividade, eles são incentivados a interagir e construir um ambiente mais ativo, ainda que seja preciso muita concentração para resolver cada obstáculo.  

Além disso, não dá para negar que os kits de robótica educacional chamam a atenção dos alunos. É um momento lúdico em que eles se deparam pela primeira vez com peças e experiências novas que agregam valor ao ensino e fazem com que ele seja mais divertido. 

  1. Estímulo ao trabalho em equipe 

Os projetos de robótica educacional normalmente precisam de uma equipe para serem realizados. Essa é uma ótima oportunidade para que os alunos ganhem consciência da sua função individual para o sucesso do time, mas também para que se esforcem para trabalhar de forma coordenada, com interações respeitosas e efetivas e que treinem, inclusive, as habilidades de comunicação.  

Quando finalizam a tarefa, as crianças e adolescentes compreendem que o esforço de cada um trouxe um ótimo resultado para o grupo.  

  1. Soluções que podem ultrapassar a sala de aula 

Como já falamos por aqui, a robótica educacional pode ser trabalhada a partir de diversos temas importantes, como o social e o ambiental, por exemplo.  Por isso, o professor mediador dessa atividade pode explorar temáticas atuais, para que os alunos construam soluções efetivas para problemas reais, sejam eles da escola ou da sua rotina. 

Existe, então, a possibilidade de que os estudantes criem dispositivos que podem ultrapassar as paredes da sala de aula e solucionar uma questão válida para a comunidade.

A força de um ensino inovador

Além de atrair o interesse dos alunos para a tecnologia e a entrada no mundo científico, a robótica desempenha um papel importante na educação, porque traz benefícios para o raciocínio e aquisição do conhecimento. 

No Objetivo Itapetininga, a robótica faz parte do conteúdo curricular. Com ela, o aluno tem oportunidade de criar e construir usando ferramentas tecnológicas, compartilhando experiências e aprendendo a enfrentar desafios. Afinal, para nós, formar para a vida é preparar cada aluno para escolher o melhor caminho a seguir.  

Os Kits Atto Educacional utilizados na nossa escola são segmentados por faixa etária e possibilitam a construção de um modelo de robô diferente a cada aula. Nosso objetivo é que os alunos se tornem construtores de tecnologia e suas habilidades sejam desenvolvidas tanto na esfera individual quanto no grupo.